top of page
capa.png

Seminários

OBJETIVOS PARA REALIZAÇÃO DOS SEMINÁRIOS

  • Refletir interdisciplinarmente o tema Cultura e Sustentabilidade tecendo correlações entre educação, saúde, direitos humanos, sociais, econômicos, ambientais e políticos para o desenvolvimento local e regional;

  • ​Desenvolver ações para preservação das manifestações, incentivando a cultura popular e tradicional como forma de perpetuar a transmissão dos saberes e fazeres dos povos e comunidades tradicionais.

  • Desenvolver ações junto aos povos e comunidades tradicionais de preservação e manutenção do meio ambiente / biodiversidade de forma produtiva e economicamente sustentável.

  • Desenvolver ações de apoio e atendimento as pessoas em situação de vulnerabilidade, risco social e financeiro; crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Comunidade LGBTQI+, situação de ruas; e pessoas com deficiência. Adolescentes e jovens egressos do Centro de Atendimento Socioeducativo, Dislexia/TDAH, DI/APAE, Dificuldade da Aprendizagem, Transtorno Global do Desenvolvimento/TGD; e Surdez Moderada/SM.

  • Pensar, implementar a cultura viva e popular dos povos e comunidades tradicionais de formar economicamente sustentável, empreendedora

Seminário Estadual "Desafio para Sustentabilidade e o Empreendedorismo".

A contemporaneidade veio contribuindo para fomentar o interesse pelo empreendedorismo, mas observa-se que a maior parte dos grupos produtivos formados por povos e comunidades tradicionais vivencia falta de acesso às políticas públicas específicas que promovam a inclusão produtiva e a valorização das culturas locais.

O Seminário teve como objetivo debater desenvolvimento de ações voltadas para a geração de emprego e renda, incluindo ações de fomento a sustentabilidade e o empreendedorismo, como mecanismos importantes para o enfrentamento da vulnerabilidade socioeconômica de povos e comunidades tradicionais

Seminário Nacional de Cultura, Saúde e Educação para as Mulheres dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana.

Objetivo foi de promover a saúde integral das mulheres das comunidades de matriz africana, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo, intolerância e à discriminação nas instituições e serviços do SUS.

  • Ampliar a participação das Mulheres de Matriz Africana, nas instâncias de Controle Social da Saúde.

  • Promoção do reconhecimento dos saberes e práticas populares de saúde, incluindo aqueles preservados pelas religiões de matrizes africanas.

  • Reuniu 220 lideranças das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Quilombolas, com Recorte de Gênero onde discutiu e aprofundou a temática Educação; e, Cultura popular em Saúde nos seus contextos atuais.

Seminário Cultura, Educação, Território e Territorialidade para os povos e comunidades tradicionais.

O reconhecimento e a garantia desses direitos e especificidades são fundamentais para a reprodução dos povos e comunidades tradicionais, seja em termos políticos, econômicos ou culturais.

Foram debatidos em palestras temas para que tenham conhecimento e garantir que sejam respeitados seus direitos, não só no que tange aos respectivos territórios, mas também no que se refere a escolas devidamente adequadas em termos curriculares e no âmbito de seus territórios e, especialmente, a formação de professores, conforme as respectivas especificidades étnico-culturais, visões de mundo, entre outras.

Seminário Economia Criativa e Empreendedora.

 

O seminário foi direcionado para juventude negra que atuam em áreas criativas e setores culturais como artes plásticas, audiovisual, teatro, música, circo, games, websites, moda, gastronomia, patrimônio cultural imaterial, entre outros.

Foi uma grande oportunidade para atualizarmos e aprofundar conceitos, conhecer cases e ampliar o entendimento sobre o tema, além disso, a proposta do seminário foi levar ao conhecimento dos participantes informações sobre o que estava se discutindo a respeito da Economia Criativa e Empreendedora da sua continuidade com as políticas naquele momento. 

Outro ponto importante do evento foi o fato de abordar economia criativa e a interdisciplinaridade com a política, economia, sociedade e mercado.

Povos Tradicionais, Cultura, Biodiversidade e Saberes Tradicionais.

O seminário teve como referência o Decreto 6040/07 (tem como princípios e objetivos norteadores de promover a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais), a Lei 13.123/15 (a qual trata sobre o acesso aos conhecimentos tradicionais, patrimônio genético e repartição de benefícios);

Temas como “proteção e encorajamento ao uso tradicional dos recursos biológicos de acordo com as práticas culturais compatíveis com a conservação ou os requisitos do uso sustentável.” E também orientação as populações locais de como buscar “apoio para desenvolver e implementar ações de recuperação em áreas degradadas onde a diversidade biológica tenha sido reduzida.”

Seminário Internacional - Preservação das Culturas Tradicionais, Biodiversidade e Saberes Ancestrais Negros.

O Seminário Internacional aconteceu nos dias 08 a 12 de junho em Vila Velha no Boulervard Shopping com a presença de autoridades e uma participação internacional do Rei da Nigeria Kabiesi Sangokunle dentros outras, com o objetivo foi realizar Seminário voltado a povos e comunidades tradicionais de matriz africana, quilombolas e indígenas do Estado do Espírito Santo; e formação continuada na área cultural, quanto a produção artesanal para adolescentes e jovens com recorte de gêneros, para integrantes das comunidades tradicionais de matriz africana/terreiros do Estado do Espírito Santo. 

 

O seminário teve como referência o Decreto 6040/07 (tem como princípios e objetivos norteadores de promover a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais), a Lei 13.123/15 (a qual trata sobre o acesso aos conhecimentos tradicionais, patrimônio genético e repartição de benefícios);

bottom of page